Com o título Corregedor pede explicação por uso de assinatura falsa de juiz a edição de 10/7 do Jornal Bom Dia, de Rio Preto, SP, noticiou a ocorrência de falsificação de assinatura de juiz em mandado judicial de levantamento de constrição judicial.
O curioso nessa história é que em SP as Normas de Serviço da CGJSP exigem o reconhecimento da firma do juiz que emite uma ordem judicial. Formalismo exacerbado? Burocracia? Para os mandados oriundos de comarca de outros estados a exigência não se faz.
O fato é que o terceiro adquirente do imóvel – se não for provado simulação – pode experimentar um grande prejuízo em virtude de ter confiado na publicidade registral.
Vejam a situação esdrúxula.
###
O juiz corregedor José Ricardo Machado, diretor do fórum de Goiânia, encaminhou ofício ao Cartório de Registro de Imóveis da 4ª Zona, naquela capital, solicitando explicações sobre o uso de documento com assinatura falsificada do juiz de Rio Preto, Antonio Andolfato, na anulação de arresto de imóvel.
O imóvel, que pertencia ao fundador do banco, Lécio Anawate Filho, estava indisponível para compor a relação de bens a serem leiloados e gerar dinheiro destinado a ressarcir credores da falência, mas foi transferido ilegalmente para a Fortes Construtora, de Goiânia.
O ofício do juiz corregedor dos cartórios extra-judiciais de Goiânia atende ao pedido do próprio juiz Andolfato e do promotor Aparecido Donizeti dos Santos, que atuam no processo de falência do banco.
O juiz Andolfato pediu apuração à corregedoria. Ele encaminhou fotocópias do documento falsificado à corregedoria, que as repassou ao juiz corregedor. O promotor Aparecido Donizeti também requereu informações sobre as providências adotadas em relação ao uso do mandado falso no cartório. Até ontem, a diretoria do fórum da capital goiana não havia recebido as explicações do cartório. A transferência do terreno para a construtora deve ser anulada.
Confira mais notícias aqui:
Juiz de Goiânia diz que cartório vai anular mandado fraudulento. Bom Dia Rio Preto, Brazil – Jul 12, 2006. O juiz José Ricardo Machado, diretor do Fórum de Goiânia, disse ontem que o imóvel transferido ilegalmente com assinatura falsa do juiz da 3ª Vara Cível …
Assinatura de juiz é falsificada na falência do banco … Bom Dia Rio Preto, Brazil – Jul 9, 2006. Uma briga particular entre advogados, encaminhada na semana passada ao Tribunal de Ética da OAB, revela que a assinatura do juiz Antonio Roberto Andolfato de …