XIII IPRA-CINDER – Congresso Internacional de Direito Registral – Punta Del Este – Uruguai

Apresentação

Esta página inaugura o Projeto Memorial do Registro de Imóveis brasileiro, criada para fins de produzir conteúdo museológico digital acerca do Registro de Imóveis brasileiro.

No último dia 3/3/2022 foi publicada a Portaria 19, de 25/2/2022 [mirror] designando os membros da Comissão Permanente de Gestão Documental, Preservação Digital e Memória no âmbito do Foro Extrajudicial (CGDEX). Entre os membros, tenho a honra de figurar, representando os registradores brasileiros.

A portaria dá início ao Projeto indicado na Portaria CN-CNJ 12, de 10/2/2022, que instituiu a CGDEX [mirror].

Anteriormente, havia lançado a ideia no vídeo postado no Youtube, acesso aqui: https://youtu.be/h9_2Bd1T_io

IPRA-CINDER – 50 anos bem-vividos!

Neste ano de 2022 completam-se 50 anos de fundação do CINDER – Centro Internacional de Direito Registral, ocorrida na cidade de Buenos Aires, Argentina.

O IRIB, por seus representantes (especialmente o Dr. ELVINO SILVA FILHO) teve um papel destacado na representação do Brasil, redigindo, inclusive, importantes conclusões naquele pioneiro encontro.

O leitor poderá consultar periodicamente os dados aqui reunidos acessando a Categoria IPRA-CINDER.

Um nótula de agradecimento cabe ser feita em homenagem à memória do registrador ANTÔNIO CARLOS CARVALHAES, que antes de falecer, no dia 31/1/2022, doou para mim o seu acervo de fotos. Posteriormente, seus sucessores fizeram chegar às minhas mãos o material que diligentemente preservou para a memória dos pósteros inúmeros documentos acerca de encontros nacionais e internacionais do Registro de Imóveis brasileiro. Parte desse rico material o leitor vê aqui.

Agradeço ao Sr. Secretário-Geral do IPRA-CINDER, Don Alfonso Candau o acolhimento de nossas ideias de participar com documentos e dados sobre a construção do documentário que se se fará sobre os 50 de fundação do IPRA-CINDER.

SÉRGIO JACOMINO, Curador.

Entrega da Medalha Júlio Chagas ao registrador ANTÔNIO CARLOS CARVALHAES. Data: 3/12/2018. Na foto FLAUZILINO ARAÚJO DOS SANTOS e ANTÔNIO CARLOS CARVALHAES. Foto by Carlos Petelinkar.

XIII IPRA-CINDER – Punta Del Este, Uruguai

Em 22 de março de 2001 reuniu-se a Assembleia Geral do CINDER. Entre os dias 19 e 23 de março de 2001 realizou na cidade de Punta Del Este, Uruguai, o XIII Congresso Internacional de Direito Registral IPRA-CINDER congregando 400 especialistas de 30 países.

Durante os dias foram debatidos temas de interesse de registradores, notários, advogados, juristas y professores, intercambiando conhecimentos com vistas a coordenar sua atividade e unificar critérios.

Inauguração

Deram abertura ao evento o subsecretário do Ministério da educação e Cultura do Uruguai, José Carlos Cardozo; o prefeito de Maldonado, Enrique Antía; o secretário-geral do IPRA-CINDER, Rafael Arnaiz Eguren; o ex diretor-geral dos Registros de Uruguay, Juan Pablo Croce y Teresa Gnazzo, decana da Faculdade de Direito.

Os temas tratados no Congresso foram:

  • “As garantias dos direitos reais mediante o sistema de registro e sistemas de seguro”
  • “A publicidade registral e o direito à intimidade”.

Conclusões

Exposições – resumos

Deixe uma resposta